- Releases
- 09/05/2024
CER IV Ritinha Prates realiza evento em comemoração ao Dia das Mães
O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), realizou evento antecipado em comemoração ao Dia das Mães para as mamães de crianças atípicas atendidas na entidade.
“Fizemos um acolhimento com as mães que atendemos na unidade, para que elas possam refletir sobre as suas ações, terem um tempo para si mesmas, entenderem a importância do autocuidado e sobretudo a busca pela rede apoio”, destacou a psicóloga Ana Helena Poli de Santana.
A ação, que contou com a presença de 12 mães, abordou assuntos relacionados a ser mãe de criança atípica, autocuidado, necessidades para cuidados pessoais, rede de apoio, fortalecimento da autoestima, autoconfiança e a tomada de decisões frente aos desafios.
Dona de casa, Elaine Fadel Bertachi é mãe de Natália, de 17 anos, diagnosticada com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela considerou a ação muito importante e acolhedora. “Aqui na entidade temos muita sorte por existirem profissionais capacitados, acolhedores e que nos ajudam com as nossas crianças. Temos a esperança de um futuro melhor ”, pontuou.
A celebração foi possível graças à solidariedade e doação de alguns contribuintes da entidade, entre eles, DeColores, Sil Presentes, Mary Kay, Maria Quitéria Himuro, Geisa Carvalho, Sandra Mantovan, Silvana Leandro e Creusa Maria que não mediram esforços para o sucesso do evento.
Ao final, as mães realizaram dinâmica com o objetivo de refletirem situações diárias, receberam lembranças e participaram de um coffee break especial.
Ritinha Prates
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).
Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.
A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades.