- Releases
- 11/06/2024
Usuário da Ritinha Prates realiza sonho de conhecer o CPI-10
Alegria, abraços, presentes e muitas emoções marcaram a tarde do usuário da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), Edivaldo Nardin. Ele visitou o Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10).
Acompanhado pelo Subtenente André Souza e pela Soldado Heloísa Pontes, durante a visita o usuário passeou pelas instalações e áreas administrativas, galeria de comandantes, interagiu com policiais, visitou o espaço das viaturas e entregou aos policiais desenhos que ele mesmo pintou.
“Realizamos ações em parceria com diversas entidades locais e é com imensa satisfação que recebemos o Edivaldo. Disponibilizamos acompanhamento, realizamos visita pelos setores da corporação e, assim, impulsionamos essa aproximação com a comunidade, neste caso, em especial com a Ritinha Prates”, ressaltou o subtenente.
Ao final, o usuário recebeu uma medalha de mérito pessoal, foi presenteado com lembranças e atividades temáticas para marcar o momento mágico.
A psicóloga do hospital neurológico, Rafaela Bocchio, destacou os motivos da ação. “Edivaldo é deficiente intelectual não verbal e por meio de gestos, desenhos e atividades terapêuticas sempre deixou claro o desejo de conhecer os profissionais da segurança pública”, afirma. A profissional também destaca a intenção de observar o comportamento e ver de perto as emoções que Edivaldo expressa diante da realização de um sonho.
Ritinha Prates
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.
Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.
A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.
Em funcionamento desde maio, a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA) possui equipe de profissionais qualificados, equipamentos específicos para cada tipo de tratamento e capacidade para atender mais de 800 usuários ao mês. O objetivo é proporcionar qualidade de vida o mais rapidamente possível aos usuários do município de Araçatuba (SP).