- Releases
- 22/08/2024
Brigadistas da Ritinha Prates participam de treinamento de primeiros socorros
Colaboradores da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), que fazem parte da equipe de brigadistas, participaram ontem (21) de um treinamento técnico sobre primeiros socorros.
A ação foi ministrada pelo enfermeiro do Pronto Socorro Municipal de Araçatuba, Kayque Domingos. Ele abordou diversos tópicos, como verificação de hemorragias, controle de cervical, exame físico primário, tipos de ferimentos e avaliação minuciosa de casos.
"É fundamental identificar quando uma pessoa está em risco iminente de vida, e, diante dessa constatação, adotar as medidas necessárias para aumentar as suas chances de sobrevivência e alcançar um resultado mais eficaz", destaca Domingos.
Durante o treinamento, os brigadistas aprenderam na prática a identificar e responder a situações de emergência com eficiência. Eles treinaram técnicas de compressões torácicas e ventilações em manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), aplicação correta de curativos e imobilização de fraturas, assegurando atendimento mais eficaz e seguro.
O técnico em segurança do trabalho da associação, Lucas Vinicius, ressaltou a importância da capacitação. "Treinamentos de primeiros socorros são essenciais para garantir respostas rápidas e eficazes em emergências. Uma equipe bem treinada pode salvar vidas e tornar o ambiente mais seguro. A preparação adequada faz a diferença em situações críticas", afirma.
Ritinha Prates
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.
Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.
A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos por mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer sexos e idades, encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.
Em funcionamento desde maio, a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA) possui equipe de profissionais qualificados, equipamentos específicos para cada tipo de tratamento e capacidade para atender mais de 800 usuários por mês. O objetivo é proporcionar qualidade de vida o mais rapidamente possível aos usuários do município de Araçatuba (SP).