Doutores do Humor alegram o dia da Ritinha Prates

Neste mês, anualmente, comemora-se o Setembro Verde, período dedicado à inclusão social da Pessoa com Deficiência (PcD). Pensando nisso, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), realizou uma ação especial para os usuários.

Os Doutores do Humor visitaram a instituição trazendo alegria e risos para todos. Com performances divertidas, o grupo composto por voluntários transformou o ambiente, proporcionando momentos de emoção, descontração e leveza.

A presidente da Associação Doutores do Humor de Araçatuba, Marisa Minari, destacou a importância da ação. “A nossa missão é levar alegria, mudar a carinha das pessoas, trazendo um sentimento de felicidade e bem-estar. Estamos aqui para (alegrar) o outro e para criarmos uma conexão”, afirma.

Com variedade de atividades temáticas, entre elas gincanas e jogos de improviso, os usuários se divertiram enquanto participaram de brincadeiras que estimularam a criatividade, agilidade e o trabalho em equipe.

“Essas ações são importantes e contribuem para o crescimento das crianças. Por meio de cada brincadeira lúdica e socialização com outros usuários é possível notar uma melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento deles”, afirmou Gisele Peres, mãe do usuário Nicolas Enzo Peres.

Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos por mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer sexos e idades, encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.

Em funcionamento desde maio, a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA) possui equipe de profissionais qualificados, equipamentos específicos para cada tipo de tratamento e capacidade para atender mais de 800 usuários por mês. O objetivo é proporcionar qualidade de vida o mais rapidamente possível aos usuários do município de Araçatuba (SP).


<br />
<b>Notice</b>:  Undefined index: noticia_titulo in <b>/home/u845678833/domains/ritinhaprates.org.br/public_html/view/post.php</b> on line <b>101</b><br />