- Releases
- 27/09/2024
Ministro Paulo Teixeira visita a Ritinha Prates
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, esteve hoje (26) em Araçatuba (SP), onde visitou a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates. Ele foi levado até a entidade pelo candidato a prefeito Cido Sério (PV). Na instituição, o ministro ouviu da presidente Vanilda Maria Barboza (Vanda) a necessidade de correção da tabela do SUS para os procedimentos realizados nas unidades de saúde da associação.
Teixeira também foi informado que a entidade aguarda a publicação de uma portaria para o aumento de 20% dos repasses do Ministério da Saúde para o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), referente ao atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O ministro se comprometeu a conversar com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre os dois assuntos. Está foi a segunda passagem dele pela associação, sendo que a primeira foi em 2022, como deputado federal. Em razão daquela visita, quando conheceu os trabalhos realizados pela Ritinha Prates, destinou emenda de R$ 250 mil recebida neste ano.
Ritinha Prates
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.
Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.
A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.
Em funcionamento desde maio, a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA) possui equipe de profissionais qualificados, equipamentos específicos para cada tipo de tratamento e capacidade para atender mais de 800 usuários ao mês. O objetivo é proporcionar qualidade de vida o mais rapidamente possível aos usuários do município de Araçatuba (SP).