- Releases
- 30/09/2024
Governador do Distrito 4470 do Rotary visita a Ritinha Prates
O governador do Distrito 4470 do Rotary, Alvimar Lima de Castro, e a sua esposa, Eni Vaz Franco Lima de Castro, visitaram hoje (30) a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP). Durante a visita, dialogaram com a diretoria sobre ações futuras em favor da instituição.
"Identificamos a necessidade de implementar medidas para reduzir os custos, que são elevados e subsidiados apenas pela municipalidade de Araçatuba. Por isso, essa é uma luta constante para honrar os compromissos mensais da entidade", destacou Castro.
Foram abordados diversos assuntos, entre eles a arrecadação de recursos, soluções sustentáveis, metodologias de trabalho e a organização de eventos futuros. O objetivo foi fortalecer parcerias e promover ações eficazes que beneficiem os usuários atendidos.
“Temos apoiado a Ritinha Prates com projetos de diferentes escalas que contribuem para o aprimoramento da instituição. Por isso, nos comprometemos a ajudar no que for necessário para garantir a continuidade dos serviços à comunidade”, afirmou Castro.
Estiveram presentes os representantes do Rotary Club Araçatuba Oeste, entre eles a governadora assistente, Fátima Hassam Loretto, e os rotarianos, João Luiz Polizeli, Cristina Polizeli, Neuri Gerolometto, Ana Carolina Ferreira, Aparecida do Carmo Idargo, Milton Idargo e José Luís Baiocco.
Rotary Club e Ritinha Prates
A história do Rotary começou com o advogado, Paul Harris. Ele formou o Rotary Club de Chicago (Estados Unidos) no dia 23 de fevereiro de 1905, para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades. Gradativamente, a instituição ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo.
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.
Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.
A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.
Em funcionamento desde maio, a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA) possui equipe de profissionais qualificados, equipamentos específicos para cada tipo de tratamento e capacidade para atender mais de 800 usuários ao mês. O objetivo é proporcionar qualidade de vida o mais rapidamente possível aos usuários do município de Araçatuba (SP).