Ministério da Saúde autoriza Ritinha Prates a aumentar atendimentos do CER-4

O Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV) da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), acaba de ser autorizado pelo Ministério da Saúde a ampliar os atendimentos que presta na área intelectual.

“Com a publicação da portaria GM/MS Nº 5.420, vamos suprir a demanda reprimida existente. Essa habilitação é de grande importância não só para Araçatuba, mas também para os municípios vizinhos”, afirma o gerente ambulatorial do CER, Adriano Mantovan. A medida entrou em vigor na data da sua publicação, no dia 30 de setembro.

A partir de agora, a unidade passa a receber adicional de 20% no financiamento do CER IV, referente à modalidade intelectual. Assim, os atendimentos mensais, passam de 200 para 340. Já as modalidades auditiva e visual continuam com 150 atendimentos ao mês, cada uma, e a modalidade física, 200.

“A nossa responsabilidade é assegurar que cada centavo seja investido na qualidade do atendimento dos usuários. Estamos comprometidos em promover uma reabilitação eficaz e inclusiva, garantindo que todos recebam o suporte necessário para uma melhor qualidade de vida”, ressalta a presidente da associação, Vanilda Maria Barbosa (Vanda).

Os recursos referentes aos atendimentos virão do Fundo Nacional de Saúde, que faz a transferência automática ao Fundo Municipal de Saúde de Araçatuba. A medida entra em vigor imediatamente, com efeitos financeiros a partir da décima parcela de 2024.

 

Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.

Em funcionamento desde maio, a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA) possui equipe de profissionais qualificados, equipamentos específicos para cada tipo de tratamento e capacidade para atender mais de 800 usuários ao mês. O objetivo é proporcionar qualidade de vida o mais rapidamente possível aos usuários do município de Araçatuba (SP).


<br />
<b>Notice</b>:  Undefined index: noticia_titulo in <b>/home/u845678833/domains/ritinhaprates.org.br/public_html/view/post.php</b> on line <b>101</b><br />