- Releases
- 10/10/2024
Gêmeas da raça samoieda são levadas em visita à Ritinha Prates
Na Semana da Criança, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), recebeu visitas inusitadas. As portas da unidade foram abertas para duas cachorras gêmeas da raça samoieda, Shiva e Shakti, alegrarem os usuários. Por onde passaram, elas animaram os ambientes e chamaram a atenção de todos.
“A Shiva e a Shakti desempenham papel de terapeutas para crianças e adultos, mas o que realmente encanta é a capacidade de transmitir amor e conforto”, afirmou o policial militar aposentado e adestrador de cães, José Carlos Kitadani.
A presença das duas ajuda os usuários a criar conexões e, na maioria das vezes, eles se sentem mais à vontade para compartilhar suas experiências e emoções. As interações com os cães não apenas reduzem o estresse, mas também estimulam conversas, facilitando a expressão emocional e a socialização.
Por meio dessa conexão, os animais promovem a empatia e a compaixão, mostrando que o amor pode ser uma ferramenta de cura e socialização. “A presença da Shiva e da Shakti ajuda a fortalecer laços afetivos, promovendo empatia e habilidades sociais de maneira lúdica e envolvente”, destacou a assistente social do CER, Leonor Rossi.
Ritinha Prates
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.
Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.
A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos por mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer sexos e idades, encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.
Em funcionamento desde maio, a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA) possui equipe de profissionais qualificados, equipamentos específicos para cada tipo de tratamento e capacidade para atender mais de 800 usuários por mês. O objetivo é proporcionar qualidade de vida o mais rapidamente possível aos usuários do município de Araçatuba (SP).